LOJA VIRTUAL

CRIAÇÃO DE LOJAS VIRTUAIS

Loja virtual designa uma página na Internet que utiliza software de gerenciamento de pedidos (carrinho de compras ou cesto de compras), na qual empresas oferecem e vendem seus serviços ou produtos. Os clientes acessam o site, escolhem os artigos para aquisição e recebem estes produtos em casa.

Loja virtual é um website que permite realizar todo o processo de negociações de compra e venda de produtos ou serviços por meio da internet, desde a escolha até o pagamento.

Considerada um dos principais canais de venda do comércio eletrônico (e-commerce), as lojas virtuais oferecem informações objetivas e relevantes ao consumidor — como preço, formas de pagamento, especificações e prazo de entrega —, garantindo assim, sua máxima satisfação no processo de compra.

Os grandes diferenciais desse canal são oferecer segurança, conforto, preços baixos e estar sempre aberto (em qualquer dia ou horário). Consumidores de qualquer lugar do mundo podem acessar o site, navegar pelas categorias, escolher os produtos e receber sua compra em casa.

Por aqui, sempre falamos sobre loja virtual e como torná-la mais eficiente. Porém, mesmo o termo sendo muito comum, ainda podem aparecer várias dúvidas sobre sua adoção e operação, bem como quais as melhores estratégias para ter sucesso nesse mercado.

Para ajudar você, fizemos esse post completo sobre o que é uma loja virtual. O conteúdo abordará os conceitos básicos e, também, dicas práticas sobre o assunto.

Loja virtual designa uma página na Internet que utiliza software de gerenciamento de pedidos (carrinho de compras ou cesto de compras), na qual empresas oferecem e vendem seus serviços ou produtos. Os clientes acessam o site, escolhem os artigos para aquisição e recebem estes produtos em casa. Para ser caracterizada como loja virtual, o site deve ter todo o processo feito pela internet, desde a escolha dos produtos até o pagamento. Existem algumas plataformas de e-commerce que permitem alugar uma loja virtual.

Características

Uma loja virtual deve oferecer informações detalhadas e objetivas sobre o produto, uma vez que não possuem vendedores, e também ajudar o cliente a tomar a melhor decisão. Deve transmitir confiança, através de clareza e honestidade nas informações, com apoio e esclarecimento de dúvidas de forma rápida e garantia de devolução de produtos.

Para isso, é necessário que haja um apoio ao consumidor por meio de um atendimento ao cliente de qualidade, que deve ser informado nas páginas daquele site. O visitante precisa saber como entrar em contato com o vendedor caso precise de algum esclarecimento.

A principal característica de uma loja virtual é a presença de um carrinho de compras ou cesto de compras. Essa funcionalidade possibilita ao visitante adicionar produtos a um cesto de compras e finalizar o pedido num ambiente criptografado, onde seus dados pessoais e financeiros estarão protegidos. Em geral, o endereço de lojas virtuais seguras é protegido pelo certificado SSL, que garante uma conexão segura para o internauta.

Algumas das formas de pagamento utilizadas nas transações são:

  • Cartão de crédito;
  • Boleto bancário;
  • Cheque;
  • Depósito em conta bancária;
  • Pagamento na contra entrega (através de Sedex a Cobrar, por exemplo);
  • Intermediação financeira através de outra instituição.

No Brasil, segundo dados da E-bit, 30 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma compra online no primeiro semestre de 2019. São os chamados e-consumidores. Por isso, os grandes varejistas virtuais do país cada vez se consolidam mais em um mercado que ainda tem grande potencial de crescimento.

De acordo com dados da Ebit|Nielsen, em 2019 o e-commerce brasileiro registrou um aumento de 16,3% em seu faturamento em relação ao ano de 2018.

As vendas pela internet representam também uma grande oportunidade para as pequenas empresas, uma vez que as ferramentas de marketing digital possibilitam que briguem de igual para igual com os grandes varejistas. Por isso, as lojas virtuais de pequeno porte são as que apresentam crescimento mais significativo, tirando cada vez mais quota de mercado dos grandes varejistas na internet.

Vantagens

Muitas empresas estão migrando parte de seus esforços para as vendas online. Algumas das vantagens:

  • Baixo custo de entrada: é possível abrir uma loja virtual sem gastar nada, usando plataformas de e-commerce open source.
  • Baixo custo de manutenção: ao contrário das lojas físicas, não é necessário pagar aluguel, água, luz, telefone, comissão de vendedores, etc.
  • Possibilidade de vender produtos para qualquer lugar do mundo: é possível vender em diferentes moedas, receber pagamentos por cartão de crédito internacional e enviar os produtos a qualquer lugar.
  • Oferece comodidade para os consumidores comprarem sem sair de casa: aberta 24 horas por dia, sete dias por semana.
  • Para fabricantes, é uma forma de vender direto para o consumidor.
  • É possível vender dentro do conforto de casa, utilizando plataformas que são acessíveis para a maioria da população, como computadores e smartphoes conectados à internet.

O que é uma loja virtual?

De forma simplificada, uma loja virtual é um ambiente pensado para possibilitar a realização de compras online. Entretanto, há muito mais informações por trás dessa definição.

De acordo com termos técnicos, uma loja virtual é um software desenvolvido para o ambiente web e direcionado, exclusivamente, para navegadores (browsers). Outro detalhe é que esses programas podem apresentar diferentes linguagens de programação.

Atualmente, o modelo pode ser usado tanto em computadores, como em dispositivos móveis. No segundo caso, o termo usado é m-commerce, ou seja, vendas realizadas por meio de uma aplicação móvel — como smartphone ou tablet.

Independente do meio, uma loja virtual tem como intuito ser uma ferramenta para negociações de compra e venda de produtos na internet, de forma a oferecer informações úteis e objetivas — como preço, descrições dos itens, formas de pagamento e entrega. Tudo isso impacta na decisão de compra do usuário.

Como montar a sua loja virtual

Existem diferentes forma para começar uma loja virtual, inclusive, gastando pouco dinheiro. Abaixo, colocamos um passo a passo para você colocar a mão na massa e criar o seu negócio online. Confira!

1. Escolha do mix de produtos

O primeiro passo é saber o que você vai vender. A escolha desses produtos é indicada a partir do seu investimento inicial. Se você quer ter um e-commerce de calçados, mas não pode começar com sapatos mais elaborados, que tal vender sapatilhas? Assim, você amplia o seu negócio de acordo com o seu crescimento.

O ideal é que o mix de produtos ou serviços escolhidos seja algo de seu conhecimento, facilitando o processo de escolhas como preços, estoque ideal, material de divulgação e promoção.

2. Definição do nome da loja virtual

Uma vez que você já sabe o que vai vender, escolha um nome coerente com o segmento. Por exemplo, se a sua loja vende sapatilhas para mulheres que calçam entre 34 e 35, o nome do empreendimento poderia ser “Pé de Princesa”.

Após definido o nome, crie um logotipo identificando, inclusive, as cores predominantes. Na Bertholdo, por exemplo, foi utilizado um tom de roxo que acompanha todos os materiais que representam a marca.

O nome da loja virtual também deve ser adequado ao público, sendo atrativo e fácil de memorizar. Um erro comum é adotar termos que eles não entendem, como palavras em inglês para públicos mais simples.

3. Análise da concorrência

O próximo passo pode ser feito em conjunto com o primeiro e segundo, uma vez que as informações coletadas nele podem influenciar as duas decisões. Ele consiste no entenimento da concorrência, ou seja, quais outras empresas já fazem a venda online do mix selecionado de produtos.

Para isso, faça buscas online sobre os produtos e região que deseja vender, entenda a estratégia de venda de cada concorrente para identificar oportunidades e ameaças ao seu negócio.

Por exemplo, se todos oferecem frete grátis, é muito indicado que a sua loja virtual também tenha esse benefício para atrair consumidores. Assim, esse custo tem que ser considerado na estratégia de vendas.

4. Seleção da plataforma de e-commerce

Agora, é o momento de selecionar a plataforma para o desenvolvimento da sua loja. Existem muitas opções disponíveis e a escolha deve ser feita considerando custo-benefício, funcionalidades oferecidas, suporte e estratégia do seu negócio.

Aqui, na Bertholdo, trabalhamos com o Suporte Magento e WooCommerce, uma vez que elas apresentam um sistema de código aberto, o que facilidade a customização da loja virtual.

5. Customização da loja virtual

Plataforma escolhida, monte a sua loja com os tons da identidade visual e alinhe os módulos que serão necessários para o funcionamento do seu e-commerce — como Correios, boleto, cartões de crédito e débito.

Nesse momento, você precisa otimizar a sua loja de acordo com as suas necessidades. O importante é acompanhar a usabilidade do seu site junto aos clientes, assim, ela nunca ficará defasada. Leia mais sobre os motivos para você manter a sua loja virtual sempre atualizada.

6. Inclusão de imagens e descrição de produtos

Depois de customizar o sistema e identidade visual da sua loja virtual, é o momento de incluir imagens, descrições e informações sobre os seus produtos. O ideal é que as fotos tenham alta resolução e consigam mostrar os atributos de cada item.

Além disso, é indicado que as descrições sigam boas práticas de SEO (Otimização para Motores de Busca, em português), que nada mais é do que adotar palavras-chave usadas pelos clientes em suas buscas, ser direto, informativo, criativo e objetivo.

Para entender melhor, no exemplo da sapatilha tamanho 34 ou 34, um bom título para um dos itens seria “Sapatilha Moleca Tam 34” e sua descrição “Compre Sapatilha Moleca Tam 34 no Pé de Princesa. Frete grátis a partir de R$150,00. Entregamos em todo o Brasil”.

7. Definição do plano de marketing

Um dos principais erros de um novo empreendedor é não ter orçamento definido para o time de marketing. O ideal é que seja separada uma quantia mensal para investir em ações de comunicação e divulgação do seu e-commerce.

Esse valor pode ser pequeno, mas é indispensável. Para sua otimização, é indicado ter um plano claro de investimento, com um calendário de ações para o período (mês, trimestre, etc). Exemplos positivos de atividades incluem compra de anúncios online e promoção de publicações nas redes sociais.

Faz parte das atividades do marketing pensar nas descrições dos produtos, plano de investimento do orçamento, criar e gerir as redes sociais e definir estratégias de relacionamento com os clientes, garantindo sua satisfação e fidelização.

8. Divulgação do negócio

Com a loja virtual e estratégia de marketing pronta, é o momento de fazer seu lançamento e começar sua divulgação para atrair consumidores. O ideal é usar indicadores de performance para medir a eficiência de cada canal e estratégia usada.

O uso de métricas permite que o gestor avalie as melhores práticas e direcione melhor o orçamento da empresa. Assim, os produtos mais buscados podem ganhar destaque na loja virtual e sofrer modificações de preço para aumentar a satisfação e resultados em vendas.

O que uma loja virtual precisa ter?

Essa pergunta é bem complexa, já que uma loja virtual precisa englobar muitas funcionalidades para obter sucesso. Por isso, separamos os 7 elementos que nós da Bertholdo, baseados em nossa experiência de 17 anos no mercado, acreditamos ter maior importância. Acompanhe!

1. Plataforma sem amarras

A primeira dica é buscar uma plataforma de e-commerce que seja personalizável, sem restrições e burocracias que limitam a criatividade e possibilidades de desenvolvimento do projeto.

Uma das melhores alternativa é a construção de uma loja virtual a partir da plataforma Magento. Por ser a mais utilizada em todo o mundo, ela traz vantagens que passam os concorrentes. Para entender mais, conheça as vantagens e desavantagens do Magento.

Seguindo a linha do raciocínio acima, uma loja virtual deve ter uma estrutura personalizada. O Magento, por ser construído por código aberto, permite com que o empresário monte sua arquitetura de acordo com a sua realidade.

Isso é muito importante, já que é você quem vai definir se o seu e-commerce vai oferecer boleto, entrega via Correios, seções divididas por segmento etc.

2. Cadastro de produtos

Não adianta ter peças maravilhosas se elas não têm uma ótima apresentação em sua loja virtual. Sim, ótimas. Não apenas boas. A internet ainda não oferece formas de você viver experiências por meio de texturas e cheiros. Então, capriche no cadastro de produtos.

Uma apresentação que chama a atenção do seu cliente, de forma com que ele efetive a compra, deve ter foto, descrições e demais detalhes do produto.

Peque pelo excesso. Informe tudo o que puder. Tome cuidado para que as fotos não estejam borradas ou que mudem detalhes da mercadoria como cor, por exemplo.

3. Segurança para loja virtual

É importante ressaltar que a segurança da sua loja virtual é um dos fatores principais para a fidelização de clientes. Por isso, tenha em mente que o seu e-commerce deve ser atualizado de forma constante. Uma dica é contratar uma empresa especializada na área, assim, você não corre riscos e evita transtornos.

Ainda falando sobre a segurança, uma das características a ser destacada é o ambiente criptografado, que permite que pessoas de todo o mundo comprem em sua loja virtual sem o risco de vazamento de dados. Essa proteção só é possível por meio do certificado SSL – security socket layer.

4. Atendimento diferenciado

Um bom relacionamento com o cliente começa antes da venda e se estende ao pós-venda. Isso porque a fidelização é o que trará o usuário de volta à sua loja virtual.

Pense em como você gostaria de ser tratado por uma empresa, não só antes do fechamento da venda mas, também, após o produto chegar em suas mãos.

Ofereça todo o suporte necessário em relação às devoluções e trocas. Esteja aberto às reclamações e não apenas aos elogios. Acredite: essa relação entre loja e consumidor faz toda a diferença. As queixas trazem insights interessantes para a melhoria continua da sua loja virtual.

5. Estoque eficiente

Você já passou por alguma situação em que, após uma compra online, foi informado sobre o produto ter se esgotado? Isso é muito chato e acontece, principalmente, em promoções.

Para que isso não aconteça em sua loja virtual, acompanhe, diariamente, o seu estoque e atualize os status das suas mercadorias. Assim, você não corre o risco de vender o que não tem em seu e-commerce.

Fique de olho nos produtos que vendem mais e, também, no aumento de suas vendas. Quanto maior a sua taxa de conversão, maior deverá ser o seu estoque.

6. Diferentes formas de pagamento

É claro que você não trabalhará com um cartão que te cobre altas taxas. Mas há opções que, lá na frente, retribuirão da maneira mais positiva possível: vendas.

Não oferecer algumas bandeiras ou boleto bancário, faz com que as pessoas que buscam essas formas de pagamento desistam da compra. Afinal, a internet está aí para facilitar as nossas vidas. Ninguém vai começar a usar um cartão específico só para comprar na sua loja.

Então, sempre que alguém não finalizar uma compra, já com o produto no carrinho, pesquise. Em muitas situações, as formas de pagamento escassas são o problema.

O indicado é ter sempre de duas a três opções. Pense em oferecer duas bandeiras de crédito, boleto e débito. Também escolha empresas que não deixarão você na mão ou dificultarão a aprovação dos valores.

7. Marketing Digital

Não tem jeito! A sua loja está na internet e você precisa usar tudo o que ela oferece para se destacar nesse meio.

Marketing Digital traz muito retorno à sua marca. Por isso, saber quais redes sociais são indicadas para o seu público, qual linguagem deve ser utilizada e, ainda, oferecer uma comunicação rápida e eficaz são alguns dos itens que você deve avaliar.

Outra dica é adotar o e-mail marketing. A partir dele, você mantém o seu cliente atualizado sobre promoções, lançamentos e muitas outras novidades a respeito da sua loja virtual. Também é uma ótima ferramenta para a estratégia de recuperação de carrinhos de compra abandonados, mas deve ser usado de forma sábia.

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