Máquina fotográfica: qual é a melhor para um fotógrafo profissional?
A escolha da máquina fotográfica ideal é algo que tem um quê de pessoalidade.
Isso quer dizer que, desde que essa câmera tenha as funcionalidades que te permitam trabalhar como um fotógrafo profissional, a preferência pessoal vai pesar muito na hora de decidir.
No entanto, é preciso conhecer os tipos de equipamentos, quais delas são consideradas profissionais e por que são.
Além disso, mesmo diante de toda a subjetividade na hora de escolher uma câmera fotográfica, existem características que você não deve abrir mão.
Quer saber quais são elas? Então continue lendo esse artigo até o final. Temos certeza de que você vai aprender a comprar a máquina dos seus sonhos.
Câmeras compactas ou profissionais
No mercado, é possível você encontrar as câmeras compactas (semi-profissionais) e as profissionais.
A principal diferença entre elas é que, no caso das automáticas, você tem poucas configurações manuais.
Isso quer dizer que por mais que a qualidade da câmera seja boa, você não conseguirá fazer efeitos e administrar a entrada de luz, o enquadramento perfeito, etc.
Quanto menos recursos você consegue administrar em uma câmera, mais o seu trabalho fica limitado e mais ainda é a participação dos elementos externos (isso vai desde ao ambiente, iluminação e demais contratempos).
As câmeras compactas são uma boa indicação para quem está experimentando a fotografia em momentos familiares e casuais.
Por serem automáticas, não devem ser usadas por um fotógrafo profissional, como o próprio nome indica.
Falando nas câmeras profissionais, elas já permitem uma maior gama de ajustes manuais, como:
- distância;
- foco
- e até a sensibilidade para a entrada de luz no diafragma (ISO).
Além disso, permitem a troca de lentes, o que dá ainda mais versatilidade ao equipamento.
Esse conjunto de qualidades permite efeitos e fotos bem melhores do que de uma câmera compacta.
As câmeras profissionais são as que indicamos, caso queira fazer um trabalho ou estudar fotografia para fins de carreira.
Dentre os tipos de máquina fotográfica avançada, a gente vai falar sobre as DSLR e mirrorless, que são as tecnologias de ponta.
Máquina fotográfica Mirrorless
Essa câmera é tão profissional quanto uma DSLR. No entanto, é mais tecnológica do que ela e garante mais praticidade para fotografar. Isso porque, as câmeras mirrorless, que significa sem espelho, usam um recurso digital para exibir a imagem no visor óptico para o fotógrafo. Como essa máquina fotográfica usa um recurso digital para reproduzir a imagem para o visor, ela já consegue processar a luz. Dessa forma o fotógrafo consegue ver exatamente o resultado daquela configuração, enquadramento e luminosidade, enquanto está olhando o visor. Veja bem, enquanto o fotógrafo que está usando uma DSLR precisa estar atento ao fotômetro, configurando-o para que a imagem saia com a luminosidade que ele espera, o profissional que usa uma mirrorless, precisa usar bem menos esse recurso. Então, se ele quer uma imagem em preto e branco, se ele quer uma imagem sépia ou em outro tipo de configuração, ele já consegue ver o resultado de imediato, pelo visor, antes mesmo de clicar. Outra vantagem desse tipo de máquina é a leveza. São câmeras menores e mais compactas, mas com qualidade profissional. Então, se você vai ficar horas em pé fotografando, certamente, esse tipo de máquina fotográfica será o mais confortável, além de eficiente. Depois de tudo que falamos sobre os tipos de máquina fotográfica, podemos afirmar que a maior diferença entre uma DSLR para uma mirrorless, é a tecnologia. Até mesmo os preços são parecidos. Isso quer dizer que você não precisa se sentir inferior por ter uma DSLR. Inclusive, ela será útil e te atenderá por muitos anos! Exemplos de Mirrorles A gente pode citar as mirrorless de entrada, indicada para os iniciantes, as: Sony A6000; Sony Nex 7; Panasonic Lumix DMC-G85; e Fujifilm X-T20, por exemplo. Já para quem quer uma ainda mais avançada, pode optar por outros modelos, como: Fuji X-T3; Fujifilm X-T4; Olympus E-M1 II; Olympus PEN-F; Sony A6500, Sony A7II; e a novíssima Sony A9.
Câmeras compactas ou profissionais
Assim que você decidir que quer seguir a carreira de fotógrafo, é necessário comprar a sua.
Isso porque você quer prestar um serviço profissional e cobrar por isso.
Então, deve corresponder à expectativa.
Como dissemos, qual delas você vai adquirir vai depender da sua especialidade e também da sua preferência.
Cada tipo de câmera profissional tem os modelos que são para entrada, os intermediários e os mais avançados.
Você pode, por exemplo, fazer uma escala entre elas.
Assim, começar pelas mais simples, para depois comprar aquela que é a mais robusta de todas.
Mas afinal, qual marca de máquina fotográfica escolher?
Assim como existem diferentes modelos de máquinas fotográficas, também existem diferentes marcas disputando esse mercado.
E isso é muito bom, pois com mais concorrência no mercado é mais fácil encontrar produtos de qualidade com o menor preço.
As marcas Nikon e Canon são as mais antigas e também as mais famosas no mercado da fotografia profissional.
Essas duas empresas possuem uma esteira de produtos relacionados a fotografia bem grande.
Devido a sua qualidade conquistaram os olhos dos fotógrafos profissionais.
No entanto, essas gigantes da fotografia vem perdendo mercado com a entrada e/ou evolução de novas marcas como Sony, Panasonic, Fuji e Olympus.
Hoje em dia a qualidade das câmeras são muito parecidas, apesar que alguns se destacam por ter uma abertura maior ou consegue capturar mais cores, todas possuem um grande potencial para o registro de fotografias maravilhosas.
De modo geral, a melhor marca de câmera é aquela que cabe no seu bolso.
Principalmente nos estágios iniciais é normal e recomendado que você compre uma câmera mais barata e vá trocando ao longo da sua carreira.
Além da máquina fotográfica, quais outros equipamentos eu preciso?
Uma câmera é a ferramenta principal de um fotógrafo, afinal, sem ela nada acontece certo?
Mas para deixar as produções ainda mais profissionais, você pode adquirir alguns complementos que vão deixar sua foto praticamente finalizada.
Listamos alguns apetrechos de fotografia a seguir:
Lente
Grande angular, super grande angular, olho de peixe, lentes macro, etc. Todas essas são lentes que podem ser utilizadas numa mesma câmera fotográfica.
Cada tipo de lente possui uma característica específica e devem ser utilizados em momentos específicos.
Um profissional de fotografia sabe que para ter um setup de máquina fotográfica preparado precisa ter diferentes tipos de lentes disponíveis.
Flash
Assim como as lentes fotográficas, existem diferentes tipos de flashes para cada tipo de sessão fotográfica.
Embutido, dedicado, anelar macro, cabeça de martelo, etc.
O flash é o principal responsável para fazer com que a câmera possa captar cada ponto de luz e cor numa imagem.
Se você pretende trabalhar com ensaios fotográficos noturnos, então esse apetrecho é item obrigatório na sua lista de equipamentos.
Iluminação
Foto é a captura de luz refletida nos objetos, disso você já deve estar cansado de saber, certo?
Mas o que fazer para aproveitar esse recurso ao máximo?
Explore equipamentos como rebatedor, luzes de led, ring light ou softbox para iluminar áreas que precisam ser realçadas.
Se você tiver uma pessoa para te ajudar nessa iluminação será muito bom, mas caso você trabalhe sozinho, é interessante ter um tripé para cada ponto de luz que você deseja adicionar na composição da sua foto.
Cartão de memória
Muitas câmeras hoje em dia possuem alguns gigas de armazenamento no próprio aparelho, no entanto é muito pouco para um ensaio completo.
Por isso, invista em cartões de memórias potentes e adaptáveis a diferentes tipos de entradas.
Atualmente você encontra cartões de memórias para máquinas fotográficas de até 1 terabyte de armazenamento e com preços acessíveis.
Para finalizar, podemos reforçar que a aquisição de uma máquina fotográfica profissional é essencial para que você seja valorizado e para que preste um serviço de qualidade.
Conte-nos sobre seus pensamentosEscrever mensagem